10 de dezembro de 2017 às 02:00

Aprenda a preparar uma ceia saborosa e descomplicada para o Natal sem peru

O cheirinho do assado pela casa faz valer o calor que o forno emana (e que domina a cozinha em um dezembro já quente). Faz parte do clima de Natal. A mesa caprichada anuncia a noite especial. Os enfeites, as velas, um arranjo, a louça escolhida. Espumante

MAGÊ FLORES
DE SÃO PAULO

NINA HORTA
COLUNISTA DA FOLHA

O cheirinho do assado pela casa faz valer o calor que o forno emana (e que domina a cozinha em um dezembro já quente). Faz parte do clima de Natal. A mesa caprichada anuncia a noite especial. Os enfeites, as velas, um arranjo, a louça escolhida. Espumante para o brinde.

Mesmo que a semana seja corrida e os preparos da ceia tenham ficado para o dia 24, é possível ter um jantar saboroso, com gosto natalino. Sem exageros que duram uma semana.

Uma carne (dispensamos o peru em nome de algo mais suculento e brasileiro), seus acompanhamentos e uma sobremesa que conforta a alma. Em vídeo, aprenda o passo a passo das receitas para seis pessoas, preparadas pela sãopaulo em uma manhã e uma tarde.

Ceia

*

Para a paleta

Preparo

Pique bem ou processe os temperos (as ervas, a cebola, o alho e o sal) fazendo uma pasta. Em um saco plástico (o açougue pode fornecer), coloque a carne envolta nessa pasta e adicione os líquidos. Feche bem a embalagem e leve à geladeira na noite anterior. Vire a cada seis horas. Seis horas antes da ceia, leve a carne ao forno pré-aquecido em temperatura baixa, coberta por papel-alumínio e com um pouco da marinada. Verifique a carne de quando em quando e o fundo da assadeira (ele não pode ficar queimado porque será usado para fazer o molho). Pouco antes do jantar, destampe a carne e aumente o fogo para corar a superfície. Sirva com o presunto cru enrolado (tentando lembrar uma flor), ao redor da paleta. Bem ao lado, as ameixas envoltas em bacon, uma deliciosa brincadeira vintage. São três carnes de porco, daí seu nome de "triporco".

Para o molho do assado

Preparo

Aqueça a assadeira na boca do fogão, em fogo baixo, e use a água e uma espátula para raspar a crosta que ficou no fundo. Adicione a manteiga e o creme de leite, deixe reduzir um pouco, passe por uma peneira e sirva com a paleta.

Ameixas envoltas em bacon

Preparo

Envolva a ameixa com uma fatia de bacon e prenda com um palito. Disponha em uma assadeira lado a lado e leve ao forno em fogo médio.

*

Para o sagu

Preparo

Deixe as bolinhas de sagu de molho em água filtrada por uma hora. Aqueça o vinho, mais a água, o açúcar e as especiarias. Mexa para dissolver o açúcar. Quando ferver, adicione o sagu. Cozinhe até que as bolinhas fiquem transparentes e macias (não se esqueça de mexer de vez em quando, para não grudar no fundo). Deixe amornar, coloque nas taças e leve à geladeira.

Para o creme inglês

Preparo

Bata as gemas e 1/3 do açúcar até ficar esbranquiçada. Numa panela, aqueça o leite e o creme com o restante do açúcar e a baunilha (corte a fava ao meio e, com uma faca, retire os grãozinhos pretos). Coloque os grãos e a fava no leite. Ao ferver, retire a fava e acrescente a gemada aos poucos ao líquido quente, mexendo sempre. Volte ao fogo baixo até engrossar um pouco. Leve à geladeira e, depois, sirva com o sagu.

*

Ingredientes

Preparo

Comece o molho branco derretendo cem gramas de manteiga e acrescentando a farinha de trigo. Doure essa pasta e inclua o leite, aos poucos, mexendo sempre. O molho deve ficar bem grosso. Prepare a assadeira (30 cm por 45 cm) untando com manteiga, adicionando o papel-manteiga e mais manteiga por cima. Unte bem os cantos.Cozinhe as folhas de espinafre no vapor (pode usar o escorredor de macarrão em uma panela com pouca água). Bata as folhas em um processador ou liquidificador, sem água, e acrescente o molho. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Adicione quatro gemas e reserve as claras. Bata as claras em neve e misture delicadamente à massa verde, que ficará como uma sopa grossa. Disponha a massa na forma e asse por 30 minutos, em forno médio para alto. Faça o teste do palito para saber se está bom (ele deve sair limpo da massa). Deixe esfriar e só então desenforme sobre um pano, retire o papel-manteiga e enrole como um rocambole no sentido do comprimento. Despeje o restante da manteiga quente e polvilhe parmesão por cima. Se preferir, volte ao forno para dourar o queijo.

*

Ingredientes

Preparo

Descasque e corte as batatas em pedaços. Coloque em água e cozinhe até que fiquem macias (também é possível colocá-las inteiras, com casca, em assadeira e levar ao mesmo forno da paleta). Deixe amornar e passe as batatas por espremedor (para uma opção mais rústica é possível usar o amassador). Volte a batata para a panela, em fogo baixo, e acrescente o leite e o creme de leite. Tempere com sal. Mexa e reserve. Passe as castanhas por água fervente por cerca de três minutos se você as comprou sem casca e cozidas –se estiverem cruas, cozinhe-as até que cedam à mordida. Depois de prontas, adicione uma colher de manteiga, só para dar brilho. Sirva o purê com as castanhas no centro.

*

Ingredientes

Preparo

Corte a melancia em cubos. Disponha as folhas e a melancia na saladeira. Com as mãos, despedace o queijo sobre as folhas. Misture o mel e o azeite, com duas pitadas de sal, e sirva à parte para não murchar as folhas.

*

Ingredientes

* 500 g de farinha de mandioca tipo biju (com flocos)
* 100 g de manteiga
* 200 g de castanhas (reserve algumas inteiras)
* 1 cebola grande cortada em fatias
* Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Aqueça metade da manteiga e acrescente as cebolas. Frite até que fiquem marronzinhas. Acrescente as castanhas picadas grosseiramente. Adicione a farinha aos poucos e o restante da manteiga. Refogue, mexendo até que esteja bem crocante. Tempere com sal e pimenta.

*

Ingredientes

* 3 cachos (cerca de 1,5 kg) de uvas sem semente de diferentes cores, sem cabo, lavadas e secas 
* 1 pau de canela
* 2 xícara de vinagre de champanhe (ou prosecco)
* 1 xícara de água
* 1 xícara de açúcar
* 1 colher (chá) de sal
* 2 sachês de chá chai

Preparo

Corte as uvas ao meio e transfira tudo para um vidro grande. Adicione o pau de canela. Misture vinagre, água, açúcar e sal numa panela e leve para ferver, mexendo para dissolver o açúcar. Despeje o líquido quente sobre as uvas. Acrescente os sachês de chá e tampe bem. Leve à geladeira.Retire os sachês depois de dois dias. Após quatro dias, as uvas em picles estarão prontas.

Fonte: FOLHA

comentários

| Rádio Guarujá AM 1550 kHz'); }
Estúdio Ao Vivo