17 de maio de 2018 às 04:00

Minimalista, roteador da Nokia resolve problema do wi-fi junto a operadoras

Um cilindro branco, sem botões, com cerca de 20 centímetros, bonito o suficiente para você tirar dos esconderijos de fios e colocar no meio da sala ?o que, por si só, já ajuda a melhorar o sinal wi-fi.

Crédito:Fabiana Uchinaka/UOL

Fabiana Uchinaka/UOL

Um cilindro branco, sem botões, com cerca de 20 centímetros, bonito o suficiente para você tirar dos esconderijos de fios e colocar no meio da sala —o que, por si só, já ajuda a melhorar o sinal wi-fi.

O novo roteador da Nokia, que deve ser apresentado globalmente no final de junho e foi antecipado ao UOL Tecnologia, além de apostar no design elegante, quer resolver um dos grandes problemas de quem usa a banda larga: identificar o que está causando a queda do wi-fi.

Para isso, conta com um software que pode ser acessado pela operadora remotamente para detectar onde está o problema do sinal ou o que está interferindo na conexão.

"Hoje, 30% das ligações para os calls centers das operadoras são de usuários reclamando do wi-fi. E para identificar e resolver os problemas, você precisa mandar um técnico, o que é caro", diz Reinaldo Gonçalves, gerente de produto interno da Nokia.

A empresa diz que o aparelho é inteligente e contorna problemas de conexão, garantindo uma rede uniforme para diversos objetos da chamada internet das coisas (IoT, internet of things). O software ainda te mostra uma lista de tudo o que está conectado ao Nokia Wi-Fi.

O roteador também conta com módulos extras --menores, de cerca de 10 cm -- que funcionam como repetidores, com a vantagem de espelhar o sinal, sem perda de qualidade. Com eles, você pode espalhar o sinal pela casa, sendo que o principal fica ligado diretamente nos cabos de fibra ótica ou DSL das operadoras.

Em princípio, ele será vendido via operadoras, provavelmente associado a um pacote de serviços. No futuro, após receber homologação da Anatel, poderá ser comprado pelos consumidores — isso, segundo a Nokia, está previsto para acontecer até o final do ano. O preço ainda não foi divulgado.

VEJA TAMBÉM

Fonte: UOL

comentários

| Rádio Guarujá AM 1550 kHz'); }
Estúdio Ao Vivo